Fechar Menu
Upherb logo

Opinião

12/07/2019

Tempo de Mudanças na Agricultura e no Controle de Plantas Daninhas

Aldo Merotto Jr. é professor de Herbologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Porto Alegre, RS e Presidente da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas(SBCPD)

A Agricultura no Brasil, o manejo de plantas daninhas e as formas de comunicação mudaram muito nos últimos anos, e continuam mudando.

Deixamos de ser um país importador e dependente para ser um país exportador e autossuficiente de alimentos. As recentes mudanças da Agricultura tem um impacto direto na vida de todos os brasileiros. A maior disponibilidade e o menor preço real dos alimentos são grandes benefícios do setor agrícola para a população. Outro benefício é o ingresso de receitas através da exportação de produtos agrícolas que favorecem as pessoas diretamente envolvidas com a produção, mesmo no interior de pequenos municípios, e indiretamente para toda a população através do aporte de recursos ao país.

O manejo de Plantas Daninhas mudou e continua mudando. Uma das grandes mudanças na Agricultura é a forma de controle de Plantas Daninhas. A grande demanda de mão-de-obra associada a capina manual ou com tração animal e os efeitos devastadores do preparo do solo ou da capina mecanizada foram mudados com o advento dos herbicidas. Grandes desafios do uso destes produtos em relação a sustentabilidade ambiental, aos efeitos de toxicologia e a resistência das plantas daninhas são assuntos atuais de investigação e aprimoramento. Salienta-se que estes efeitos e a dinâmica da investigação de produtos fitossanitários são similares aos de outros processos associados à evolução da vida moderna, como medicamentos e combustíveis, por exemplo, mas são desconsiderados por parte de segmentos da sociedade. O recente desenvolvimento de culturas resistentes a herbicidas resultaram em mudanças sem precedentes nas formas e nos custos associados ao controle de Plantas Daninhas. Ainda, os novos métodos químicos, físicos, biológicos e moleculares de controle de plantas daninha apontam para um futuro próximo de, novamente, grandes mudanças nesta área.

As formas de Comunicação mudaram e continuam mudando. A internet e suas diversas consequências são uma grande revolução na vida atual da humanidade. A produção e divulgação de conhecimentos tecnológicos e científicos também estão diretamente relacionadas com as mudanças associadas à internet. Dentro deste cenário de mudanças, considera-se de extrema importância o desenvolvimento de conteúdos de internet destinados a veiculação de informações para estudantes, produtores e técnicos. Esperamos que os usuários do portal “Up.Herb” aproveitem e interajam com os conteúdos disponibilizados e que isto contribua com as mudanças necessárias em cada lavoura. A exploração desta forma de comunicação moderna irá resultar na continuidade dos benefícios que as mudanças da Agricultura tem proporcionado para os produtores rurais e para a população brasileira.
 

Aldo Merotto Jr. é professor de Herbologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Porto Alegre, RS e Presidente da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas(SBCPD)

Autor: Eng. –Agr. Ph.D. Aldo Merotto Jr.

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.