Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

TANCHAGEM

(Plantago major) – Código PLAMA

A plântula possui hipocótilo muito curto. Folhas cotiledonares obovadas, de base atenuada e ápice obtuso, com cerca de 1mm de comprimento. Epicótilo não evidente. Folhas verdadeiras alternas, de limbo obovado com base atenuada e às vezes assimétrica e ápice obtuso, com margem irregular.

Planta herbácea, acaule, com folhas dispostas em roseta sobre o solo e com escapos florais que chegam a 30-40cm de altura. Possui raízes fasciculadas a partir do colo; grosso rizoma descendente, do qual saem finas raízes secundárias.

As folhas são todas basais, dispostas em roseta, sendo que a maioria se estende horizontalmente, mas algumas tomam posição ereta. Limbo largo-ovalado, atenuando- se bruscamente na parte inferior para formar um pseudo-pecíolo. Margens levemente sinuadas e ápice obtuso; relativamente grossas e firmes, com nervuras curvas e proeminentes na face dorsal; sobre as nervuras minúsculos pelos esbranquiçados; coloração verde-escura, com eventual tingimento avermelhado na base do pseudo- pecíolo.

A inflorescência é composta por escapos cilíndricos carnosos, não sulcados, verde-claros e com curtos pelos esbranquiçados. Na parte superior forma-se uma espiga cilíndrica densa, de comprimento variável, que pode ocupar até dois terços do comprimento do escapo, sendo que abaixo da parte adensada podem ocorrer flores isoladas.

As flores são muito pequenas, sendo guarnecidas por uma bráctea ovalada e acastanhada, com 1mm de comprimento. Cálice com 4 sépalas ovaladas, paleáceas, glabras. Corola com 4 lobos elíptico-lanceolados, geralmente horizontalizados. Androceu com 4 estames de filetes filiformes com anteras inicialmente lilases e depois branqueacentas. Gineceu com ovário súpero, com estigma filiforme.

O fruto é um pixído (fruto seco com deiscência transversal) de ovalado a cônico, com placenta axial, binocular, com 8 a 16 sementes por lóculo. As sementes são irregularmente-anguloso-comprimida, com contorno elíptico ou ovalado com bordos angulosos.

Texto adaptado de Kissmann, K. G. e Groth, D, 2000; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.