Espécie perene, reproduzida por semente, desenvolvendo-se bem em áreas de baixa fertilidade e tolerando certo grau de sombreamento.
Planta herbácea ou, quando mais velha, sublenhosa, com até 120 cm de altura, ramificada, tendo uma concentração de folhas na parte basal. O caule é reto, cilíndrico com até 1cm de espessura, intensamente ramificado a partir de quase todas as axilas foliares. Os ramos também são retos, estendendo-se de forma aberta. Quando novos, caule e ramos tem a superfície verde e curtos pelos acinzentados em toda a sua extensão. Sua raiz é pivotante.Planta herbácea ou, quando mais velha, sublenhosa, com até 120 cm de altura, ramificada, tendo uma concentração de folhas na parte basal. O caule é reto, cilíndrico com até 1cm de espessura, intensamente ramificado a partir de quase todas as axilas foliares. Os ramos também são retos, estendendo-se de forma aberta. Quando novos, caule e ramos tem a superfície verde e curtos pelos acinzentados em toda a sua extensão. Sua raiz é pivotante.
As folhas basais são rosuladas; ao longo do caule e ramos folhas alternas, ocorrendo de forma espaçada; sésseis, com base atenuada e abraçando parcialmente a região do nó.
A plântula possui folhas cotiledonares subcarnosas, sésseis, ovaladas, com base obtusa e ápice arredondado, verde-claras e glabras. Folhas verdadeiras coriáceas, sésseis, de limbo obovado, com base atenuada e ápice subagudo, bastante irregulares e pouco enrugadas, de coloração verde-escura. Hipocótilo e epicótilo muito pouco desenvolvidos, de modo que as folhas se dispõem sobre o solo em forma de roseta.
A in florescência possui em sua parte terminal pseudo-capítulos com pedúnculos de até 7cm de comprimento. Cada pseudo-capítulo apresenta diversos capítulos comprimidos. As unidades de dispersão são aquênios com a presença de papilhos.
No Brasil ocorrem pelo menos 10 espécies de Elephantopus. E. mollis se caracteriza por: folhas normais alternas, oblongo-lanceoladas, com até 15cm de comprimento por 6cm de largura. Glomérulos guarnecidos por brácteas triangulares; invólucros com até 1cm de altura; papilhos formados por 5 cerdas abruptamente deltóide-dilatadas na base.
Texto adaptado de Kissmann, K. G. e Groth, D, 1999; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.