Upherb logo

Pesquisa

Circular Técnica

Sintomas de herbicidas - Feijão

Circular Técnica n.2 (Mar./Jun. 2021)

O feijão é cultivado em mais de 100 países, sendo o Brasil o maior produtor e consumidor de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.). Não obstante o grande volume de produção nacional, o Brasil é importador desse produto.

Típico produto da alimentação brasileira, o feijão é cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões, além de ser um dos alimentos mais antigos do mundo.

O feijoeiro, por ser planta de ciclo curto, é muito sensível à interferência exercida pelas plantas daninhas. O controle dessas plantas é um dos desafios do produtor e consiste na adoção de certas práticas que resultam na menor infestação e, por consequência, na manutenção do potencial produtivo da cultura.

Entre as alternativas de controle, o emprego de herbicidas, destaca-se como um dos métodos mais utilizados na cultura do feijoeiro, devido à maior praticidade e à grande eficiência. Porém, a disponibilidade de herbicidas registrados é reduzida, principalmente para espécies daninhas eudicotiledôneas.

Dentro deste contexto, a escolha do herbicida deve levar em consideração os efeitos fitotoxicos do seu uso. Sendo assim, a identificação e diferenciação dos sintomas dos herbicidas na cultura é um ponto importante a ser levado em consideração no momento de se escolher um herbicida.

O objetivo dessa publicação é contribuir para a correta identificação dos sintomas causados pelo uso dos herbicidas no feijão.



 

 

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco