O uso de herbicidas pré-emergentes é uma excelente alternativa para o controle de diferentes espécies daninhas. Porém, o seu uso deve ser realizado de forma planejada, considerando entre outros aspectos o efeito desses produtos sobre as culturas semeadas na sequencia.
Neste aspecto, a cultura do trigo apresenta sensibilidade a diferentes herbicidas que são utilizados na cultura antecessora, no caso a soja ou até mesmo o milho. Esta sensibilidade já se manifesta nos estádios iniciais de desenvolvimento da cultura.
Os intervalos de segurança entre o uso do herbicida e a semeadura da cultura podem variar em função das características do solo (teor de argila; porcentagem de matéria-orgânica); do ambiente (temperatura; chuva) e do herbicida (pKa; KoW; Kd; dose). Esses intervalos podem ser visualizados na Tabela 1.
Tabela 1 – Número mínimo de dias entre a aplicação do herbicida e semeadura da cultura do trigo
Alguns desses efeitos negativos sobre o trigo podem ser observados nas Figuras 1 a 5.
1) Sintomas de clorimuron
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.