Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

SERRALHA

(Sonchus oleraceus) – Código SONOL

Planta daninha herbácea, ereta, pouco ramificada, com até 120 cm de altura. Seu ciclo é anual ou bienal, com duração média de 100 a 120 dias herbácea.

As plântulas são constituídas por folhas cotiledonares curto-pecioladas. As folhas verdadeiras são longo-pecioladas, alternas, com limbo oblongo de margens intensamente dentadas. As folhas são simples, mas muito irregulares.

Na parte inferior da planta as folhas geralmente apresentam a base com limbo contraído, limitado a estreitas alas de cada lado da nervura, formando um longo pecíolo alado. Gradualmente, subindo pelas plantas as folhas perdem o aspecto peciolado e suas bases vão envolvendo parcialmente o caule, de forma auriculada. Uma caraterística da espécie é que as bases auriculadas de folhas semi-amplexicaules terminam em projeções agudas, nunca arredondadas.

O caule é carnoso, latescente, com entrenós fistulosos, cilíndrico angulado e ramificado na parte superior. Suas raízes são pivotantes, com raízes secundárias fibrosas.

A partir do topo do caule e guarnecidas por uma folha, elevam-se uma ou mais hastes florais, que suportam flores compostas, isoladas ou agrupadas de forma racemosa, sempre pedunculadas. As flores são compostas por capítulos com 2 a 3 cm de diâmetro. As lígulas são de coloração amarela intensa.

As unidades de dispersão (aquênios) possuem na sua base estruturas denominadas de papilhos, que permitem a flutuação no ar. Uma planta pode produzir até 100,000 sementes, cuja germinação no solo se dá na superfície ou em pequena profundidade.

Texto adaptado de Kissmann, K. G. e Groth, D, 1999; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco