Upherb logo

Pesquisa

Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas

Tolerância e Resistência

A resistência de plantas daninhas aos herbicidas é, atualmente, a principal preocupação e desafio da área de plantas daninhas. Isso se deve tanto às perdas na produtividade das culturas quanto no aumento no custo de controle.
A compreensão da resistência se inicia pela definição de alguns termos, como tolerância e resistência:

Tolerância – é a capacidade inata de uma espécie de planta daninha em sobreviver e se reproduzir após a aplicação do herbicida na dose recomendada. É relacionada à variabilidade genética.
Resistência - É a capacidade adquirida de uma planta sobreviver e reproduzir-se após a aplicação de determinada dose herbicida que, sob condições normais, controla os demais integrantes da população.

A ocorrência e evolução da resistência associa-se ao  processo de seleção de biótipos resistentes, já presentes na população, que somente passaram a se manifestar a partir da repetição das mesmas práticas de controle, como por exemplo, o uso contínuo de um herbicida com o mesmo mecanismo de ação. Esse processo pode ser visualizado a partir da Figura 1:

Figura 1 - Representação do processo de seleção do biótipo resistente (bola vermelha)

Outras definições importantes estão relacionadas aos tipos de resistência, os quais são:

Resistência simples - Resistência somente a um herbicida.  Ex: Bidens pilosa resistente ao clorimuron (Figura 2).
Resistência cruzada - Resistência a dois ou mais herbicidas de diferentes grupos químicos do mesmo mecanismo de ação. Ex: Bidens pilosa resistente aos herbicidas imidazolinonas e sulfoniluréias (inibidores da ALS).
Resistência múltipla - Resistência a dois ou mais herbicidas de diferentes    mecanismos de ação. Ex: Bidens pilosa resistente aos herbicidas inibidores da ALS e herbicidas inibidores do Fotossistema II (Figura 3). 



Figura 2 – Casos de resistência simples relatados no Brasil




Figura 3 – Casos de resistência múltipla relatados no Brasil

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco