O uso de herbicidas é essencial no controle de plantas daninhas, mas sua eficiência está sendo comprometida devido ao aumento da resistência das plantas daninhas. O número elevado de casos de resistência registrados nos últimos anos se deve pela alta capacidade evolutiva e adaptabilidade dessas plantas e pela pressão de seleção devido à utilização repetida de produtos com o mesmo mecanismo de ação.
Ao longo dos anos, os casos de resistência identificados no mundo são relatados para International Survey of Herbicides Resistant Weeds, os quais após a sua publicação podem ser visualizados em http:weedsscience.org.
Com base neste banco de dados relacionamos a seguir a lista de espécies resistentes no Brasil, aos diferentes mecanismos de ação. No Quadro 1, encontram-se a relação dos mecanismos de ação, com seus respectivos códigos de identificação, os quais serão usados no Quadro 2. Neste Quadro constará: o nome científico; nome comum; código Bayer de identificação; código do mecanismo de ação associado à resistência e ano do relato. Saliente-se que são descritos separadamente os casos de resistência simples (Exemplo: B) e de resistência múltipla (Exemplo: B e C1).
Quadro 1 – Relação dos mecanismos de ação e código de identificação
Quadro 2 – Relatos oficiais de espécies daninhas resistentes no Brasil, ordenadas pelo nome científico da planta daninha (2019)
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.