O sistema de sucessão das culturas de soja e milho é comumente utilizado em regiões com ampla estação de crescimento, onde as condições de temperatura e umidade são favoráveis para o desenvolvimento e produção de ambas as culturas. Atualmente, cerca de 11 milhões de hectares de milho são semeados em sucessão à soja.
A fim de aproveitar as melhores condições do ambiente para a produção, o milho é semeado logo após a colheita da soja. Nestas situações, os grãos de soja, perdidos na colheita irão germinar e emergir assim que tiverem condições de umidade adequada, o que coincidirá com o início do desenvolvimento das plantas de milho.
As plantas de soja presentes na área, junto ao milho, estabelecem a chamada “ponte verde”, ou seja, servirão como hospedeiras de pragas, como Helicoverpa armigera, ou mesmo doenças, como a ferrugem da soja. No caso de Helicoverpa armigera o ataque às plantas passa de uma lavoura para outra, multiplicando-se sem interrupção. Em detrimento da disseminação do inseto-praga reforçou-se a necessidade de eliminar essas plantas voluntárias de soja.
Além de servir como “ponte verde”, a soja voluntária afetará a produtividade do milho. Trabalhos conduzidos por Rizzardi et al. (2012) indicam que o aumento na população da soja voluntária diminuiu significativamente o rendimento de grãos do milho, com redução de 22,8% com a elevação na densidade de zero para 32 plantas de soja m -2 (Tabela 1). Estas perdas causadas pela presença da soja voluntária, associadas à necessidade da manutenção do vazio sanitário naquelas regiões onde há exigência legal do mesmo, justificam a adoção de medidas para o seu controle.
As perdas de grãos de soja estão associadas ao processo de colheita em si e também às condições de desenvolvimento da cultura. Dentre as causas que afetam o desenvolvimento da soja encontra-se, tanto o crescimento excessivo da soja, o qual leva ao acamamento da cultura, quanto às práticas que causam uma inserção da vagem muito próxima ao solo, o que dificulta a retirada completa dos grãos pela colhedora. Porém, as principais causas se relacionam às perdas associadas à má regulagem da colhedora e operação de colheita, no caso principalmente a velocidade (Foto 1).
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.