Planta nativa da América de ocorrência frequente na Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, possui ampla distribuição, sendo mais comum em regiões agrícolas do Sul, Sudeste e Centro-oeste.
O seu ciclo é anual, à vezes com persistência por mais de um ano, sendo de ocorrência predominante no verão. Sua reprodução ocorre por sementes, que germinam principalmente na primavera, após as primeiras chuvas.
Espécie herbácea, geralmente prostrada e com até 10cm de altura,mas ocasionalmente o porte pode chegar a 50cm. As suas folhas tem coloração verde-escura, pouco mais clara na face dorsal. Junto da axila de cada folha ocorrem gemas que geralmente formam duas folhas opostas, podendo se desenvolver um ramo que então afasta essas folhas.
As inflorescências ocorrem na parte terminal dos ramos, onde comprimem mais de 20 flores, que se abrem escalonadamente. Cada capítulo é guarnecido por dois pares de brácteas semelhantes às folhas. Os pares são cruzados e o segundo par é sempre menor do que o primeiro, estando às vezes ausente. As flores são hexâmeras, de coloração branca.
Texto adaptado de Kissmann, K. G. & Groth, D., 2000; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.