No âmbito do controle químico,houve o abandono dos herbicidas residuais e o uso quase que exclusivo do glifosato (dessecação e controle empós-emergência) e, quanto ao manejo, ocorreu redução expressiva da área com rotação de culturas e com uso de coberturas de solo, resultando em menor aporte de palha ao solo. Em conjunto essas mudanças nas práticas de manejo e de controle, resultaram na maior dependência do controle químico das plantas daninhas.
Se destacam em lavouras de sequeiro as espécies anuais Lolium multiflorum (azevém), Digitaria horizontalis(milhã), Eleusine indica (capim pé de galinha) e capim arroz(Echinochloa spp.), e as perenes Chloris spp. (capim canivete;capim branco), Andropogon bicornis (capim rabo de burro) e Digitaria insularis (capim amargoso). As espécies perenes, além das sementes, se propagam por estruturas vegetativas (rizomas), dificultando seu controle.
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.