N-(5,7-dimethoxy[1,2,4]triazolo[1,5-a]pyrimidiin-2-yl)-2-methoxy-4- (trifluoromethyl)-3-pyridinesulfonamide é uma molécula disponível para uso na modalidade de pós-emergência na cultura Trigo. As suas principais características podem ser visualizadas no Quadro 1.
Quadro 1 – Algumas propriedades físico-químicas do piroxsulam
Uso herbicida
Piroxsulam é classificado no Grupo 2 (WSSA) e no Grupo B (HRAC). Herbicida seletivo para o controle de espécies poáceas (gramíneas) e de folhas largas (Quadro 2). Seu uso é em pós-emergência, quando as plantas daninhas estiverem com 2 a 4 folhas.
Quadro 2 – Plantas daninhas controladas com o herbicida piroxsulam
*Produto comercial = Tricea ®*
Comportamento na planta
Herbicidas do grupo das sulfonanilidas triazolopirimidinas, com o piroxsulam, inibem a enzima acetolactato sintase (ALS). Essa enzima é chave na biossíntese de aminoácidos de cadeia longa leucina; isoleucina e valina (Figura 1).
Os sintomas incluem atrofia e clorose, seguido da necrose e morte da planta. Os sintomas da injúria de piroxsulam são típicos dos herbicidas inibidores da ALS e geralmente resultam na seguinte sequência nas plantas sensíveis: imediata paralização no crescimento; clorose nas folhas; manchas avermelhadas nas nervuras inferiores e no ponto de crescimento; necrose do meristema apical e morte da planta. Os sintomas se iniciam em poucos dias após a aplicação, que culminam com a morte da planta aos 10 a 14 dias após a aplicação.
Piroxsulam é absorvido pelas folhas; parte aérea emergente e raízes, sendo móvel na planta pelo xilema e floema. As folhas e raízes são as vias primárias de absorção. Após translocado, o produto se acumula nos tecidos meristemáticos da planta.
Comportamento no solo
Piroxsulam é moderadamente adsorvido ao solo. Os estudos de dissipação indicam limitado movimento no perfil do solo. O herbicida é mais adsorvido na matéria orgânica do que nos coloides inorgânicos do solo. Sua solubilidade aumenta com o pH do solo.
A degradação é rápida devido a ação microbiana, sendo geralmente mais acelerada em condições de pH maior do que o seu pKa e em solos com menor teor de matéria orgânica.
Figura 1 – Inibição da rota de síntese de enzima Acetolactato Sintase (ALS) pelo herbicida piroxsulam
Bibliografia consultada
Weed Science Society of America. Herbicide Handbook. WSSA (Lawrence). Edição 10, 2014. 513p.
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.