Espécie da família Asteraceae, semelhante à espécie Bidens pilosa. Membros dessa família são amplamente disseminados nas áreas agrícolas, do Sul ao Norte do Brasil.
Planta herbácea, ereta, com porte variável, de 20 a 150 cm. Seu caule é ereto de seção quadrangular, liso ou levemente piloso. A ramificação é dicotômica na parte inferior, passando a alternada na parte superior, o que deu origem ao nome “subalternans”.
As folhas são opostas na parte inferior e alternadas na superior. Em B. subalternans os folíolos são ovalados ou elípticos. Nas plântulas de Bidens subalternans, o segundo par de folhas verdadeiras é semelhante ao primeiro, enquanto em Bidens pilosa o segundo par é distinto do primeiro no seu lobo frontal.
Seus capítulos florais são formados por botões de coloração amarela. Suas unidades de dispersão são aquênios, os quais possuem, em sua maioria, 4 aristas lineares em sua extremidade.
Uma única planta de picão-preto produz acima de 3000 aquênios. Esta elevada capacidade de produção associada à capacidade de completar o ciclo em curto espaço de tempo faz com que possua uma rápida disseminação.
Texto adaptado de Kissmann, K.G. & Groth, D. 1999;Fotos : Mauro Antônio Rizzardi
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.