Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

PICÃO-BRANCO

(Galisonga parviflora) – Código GASPA

Planta anual, reproduzida por sementes (aquênios). O ciclo entre a germinação e a fase reprodutiva é muito curto, sendo que em 4 semanas já podem existir sementes viáveis.

Plântula de coloração verde-clara, com folhas cotiledonares arredondadas, com duas linhas contínuas acompanhando as margens, quase até o ápice. Epicótilo também curto. Folhas verdadeiras pecioladas, opostas, de limbo muito fino e com nervuras partindo da base, com margens apresentando dentes agudos.

Espécie herbácea, de altura que pode chegar a 60-80cm. Caule ereto, ramificado desde a base, cilíndrico, tenro, de coloração verde-clara; glabro na porção inferior e com pelos curtos na porção superior. 

As folhas são simples, opostas, sendo as inferiores pecioladas e as superiores praticamente sésseis. As inflorescências são caracterizadas por capítulos multifloros (5 a 8mm de diâmetro), com pedúnculos longos na parte terminal dos ramos e a partir das axilas foliares.

As unidades de dispersão, os aquênios, são de dois tipos, ambos afilando gradativamente para a base. Os aquênios com papilhos ou aquênios são unidos a uma bráctea involucral e a duas pétalas do receptáculo. Essas estruturas facilitam a sua dispersão pelo vento e aderência a tecidos e pêlos. Uma planta pode formar até 30.000 aquênios, sendo comum a produção de 5.000 a 10.000 unidades.

Fotos: Mauro Antônio Rizzardi


 

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco