Upherb logo

Pesquisa

Manejo Químico

NICOSULFURON

Eng. –Agr. Dr. Mauro Antônio Rizzardi Professor da Universidade de Passo Fundo, RS

2-[[[[(4,6-dimethoxy-2-pyrimidinyl)amino]carbonyl]amino]sulfonyl]-N,N-dimethyl- 3-pyridinecarboxamide é uma molécula disponível para uso na modalidade de pós- emergência na cultura do milho. Suas principais características podem ser visualizadas no Quadro 1.


Quadro 1 – Algumas propriedades físico-químicas do nicosulfuron

Uso herbicida

Nicosulfuron é classificado no Grupo 2 (WSSA) e no Grupo B (HRAC), mecanismo de ação “Inibidores da enzima Acetolactato sintase (ALS/AHAS)”. Grupo químico sulfonilureias.

Na cultura do milho é aplicado na pós-emergência das plantas daninhas quando elas estiverem no início de seu desenvolvimento, com 2 a 6 folhas e quando a cultura do milho estiver com 2 a 6 folhas de desenvolvimento. O produto deve ser aplicado somente 1 vez por ciclo.

O uso de nicosulfuron deve respeitar um período de sete dias entre a sua aplicação e a aplicação de inseticidas organofosforados ou realização de adubação nitrogenada.

Outro cuidado a ser observado é de verificar a sensibilidade do híbrido a ser utilizado. O herbicida nicosulfuron é seletivo para a maioria dos híbridos comerciais de milho, mas existem alguns que podem ser sensíveis.

As espécies daninhas alvo no nicosulfuron estão citadas no Quadro 2.

Quadro 2 - Espécies daninhas controladas pelo herbicida nicosulfuron*

*Produto comercial = Nicosulfuron 40 SC ®

Comportamento na planta

Herbicidas do grupo das sulfoniluréias, como o nicosulfuron, inibem a enzima acetolactato sintase (ALS). Essa enzima é chave na biossíntese de aminoácidos de cadeia longa leucina; isoleucina e valina (Figura 1).

O crescimento das plantas tratadas é inibido poucas horas após a sua aplicação, mas os sintomas de injúria se manifestam de 1 a 2 semanas após. As áreas meristemáticas tornam-se gradualmente cloróticas e necróticas, seguidas de clorose e necrose foliar.

Nicosulfuron é rapidamente absorvido pelas folhas e translocado para os tecidos meristemáticos.


Figura 1 – Inibição da rota de síntese de enzima Acetolactato Sintase (ALS) pelo herbicida nicosulfuron

Comportamento no solo

Nicosulfuron é rapidamente degradado sob condições aeróbicas. A sua persistência no solo é baixa, com meia-vida aproximada de 21 dias. A adsorção do herbicida no solo é maior quando em condições de acidez do solo.

A mobilidade no solo é muito baixa, inferior a 0,001 mg/kg. Considerado não volátil.

Bibliografia consultada

Weed Science Society of America. Herbicide Handbook. WSSA (Lawrence). Edição 10, 2014. 513p.

 

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.