Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

LINGUA-DE-VACA

(Rumex crispus) – Código RUMCR

A plântula possui hipocótilo curto e folhas cotiledonares com pecíolos tendo aproximadamente a metade do comprimento da lâmina foliar. São achatados no lado superior e com as bases unidas e formando curto tubo membranáceo. Folhas verdadeiras com pecíolos tão ou mais longos que as lâminas, canaliculados. As folhas surgem enroladas, na forma de charutos, na parte central da planta. As plântulas são verdes, sendo frequente a ocorrência de pigmentação purpúrea das diversas partes.

Planta herbácea ereta normalmente com altura de até 70cm incluindo a inflorescência, podendo chegar a 2m em condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Tecidos tenros com bastante reserva de água. Superfície lisa e glabra.

No primeiro ano, o caule se desenvolve como uma roseta de folhas. Geralmente as plantas apresentam um caule único, normalmente simples. Caule cilíndrico, estriado ou com nervuras proeminentes; fistuloso, carnoso, com até 3 cm de espessura na base. A partir de cada nó ocorre uma ócrea membranácea. Em plantas muito velhas a parte inferior do caule pode se encontrar dentro do solo, introduzida por retração da raiz pivotante.

A raiz é pivotante, as vezes ramificada, que se aprofunda no solo. As raízes podem atingir até 1m de comprimento.

As folhas basais são em forma de roseta, sendo pecioladas e atingindo até 30cm de comprimento por 10cm de largura. O formato é variável, de lanceolado a oblongo-lanceolado, com base estreita ou truncada, podendo ser cordada nas folhas maiores. As folhas caulinares apresentam um limbo com comprimento cerca de 4 a 5 vezes maior que a largura. Uma característica da espécie é de apresentar folhas com margens onduladas, do que advém o epiteto crispus.

As inflorescências são longos racemos ou panículas estreitas, com até 50cm de comprimento, eretos ou ascendentes, apresentando uma grande quantidade de flores sub-sésseis.

O fruto é uma núcula (fruto indeiscente e unisseminado) trígona e ligeiramente pedicelada; ovalada em contorno e afilando abruptamente para um ápice acuminado. Possui três faces planas e iguais na largura. Pericarpo de textura crustácea, superfície de coloração castanho-avermelhada. As sementes estão inclusas na núcula indeiscente, que são envoltas ou não pelo perigônio.

Texto adaptado de Kissmann, K. G. e Groth, D, 2000; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco