Espécie originária das regiões tropicais e subtropicais do Continente Americano, hoje amplamente distribuída ao norte e sul da linha do Equador. É tida como planta daninha em mais de 40 países. No Brasil tem ampla ocorrência nas diferentes regiões agrícolas.
Planta anual, herbácea, ereta, com altura de 20cm a 2m, dependendo das condições de desenvolvimento. Há formação abundante de um látex branco, tanto nas partes vegetativas quanto reprodutivas.
A reprodução é por sementes, as quais ficam protegidas pelo fruto até que o mesmo se abra e lance as sementes a distância pela sua abertura explosiva. No solo, as sementes germinam a menos de 4cm de profundidade, durante praticamente todo o ano.
Essa espécie possui características variáveis, especialmente em relação ao formato das folhas, que pode diferir de uma população a outra, dentro de uma mesma população, entre descendentes de uma planta e mesmo numa única planta.
Espécie tolerante, de difícil controle com o herbicida glifosato, principalmente após a formação da quarta folha, momento a partir do qual aumenta a chance de rebrote. As plântulas tem grande capacidade de sobrevivência por rebrotamento a partir das gemas adventícias que podem se formar no hipocótilo, quando cortadas acima ou abaixo do nó cotiledonar.
Texto adaptado de Kissmann, K. G. & Groth, D., 1999; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.