Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

Leiteira

(Euphorbia heterophylla) – Código EPHHL

Espécie originária das regiões tropicais e subtropicais do Continente Americano, hoje amplamente distribuída ao norte e sul da linha do Equador. É tida como planta daninha em mais de 40 países. No Brasil tem ampla ocorrência nas diferentes regiões agrícolas.
Planta anual, herbácea, ereta, com altura de 20cm a 2m, dependendo das condições de desenvolvimento. Há formação abundante de um látex branco, tanto nas partes vegetativas quanto reprodutivas.

A reprodução é por sementes, as quais ficam protegidas pelo fruto até que o mesmo se abra e lance as sementes a distância pela sua abertura explosiva. No solo, as sementes germinam a menos de 4cm de profundidade, durante praticamente todo o ano. 
Essa espécie possui características variáveis, especialmente em relação ao formato das folhas, que pode diferir de uma população a outra, dentro de uma mesma população, entre descendentes de uma planta e mesmo numa única planta. 

Espécie tolerante, de difícil controle com o herbicida glifosato, principalmente após a formação da quarta folha, momento a partir do qual aumenta a chance de rebrote. As plântulas tem grande capacidade de sobrevivência por rebrotamento a partir das gemas adventícias que podem se formar no hipocótilo, quando cortadas acima ou abaixo do nó cotiledonar.

Texto adaptado de Kissmann, K. G. & Groth, D., 1999; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi



 

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco