Em sistemas de cultivo que utilizam mais de uma cultura por ano, o surgimento de problemas relacionados ao manejo das plantas voluntárias provenientes da cultura anterior é um problema comum no cenário agrícola brasileiro atual. A sucessão soja – milho safrinha (ou segunda safra) representa o principal caso de estudo em função dos mais de 16 milhões de hectares cultivado com o milho safrinha. Neste caso, o milho voluntário ou milho “tiguera”, como será abordado neste informativo, representa uma planta que precisa ser controlada tanto no período de entressafra entre a colheita do milho e a semeadura da soja, quanto dentro do ciclo da soja. Há, portanto, dois caminhos importantes a serem seguidos no sentido de reduzir os efeitos negativos do milho tiguera, o primeiro relacionado ao controle das perdas de colheita e o segundo ao controle das plantas que sobrevivem na área. Ao longo deste informe são discutidos os principais aspectos relacionados aos efeitos da presença do milho tiguera nestes ambientes e das principais estratégias de manejo deste problema.
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.