Upherb logo

Pesquisa

Sintomas de Herbicidas

Sintomas de herbicidas em Canola

A canola (Brassica napus L. var oleífera) é uma espécie oleaginosa, da família das crucíferas, que ajusta-se aos diferentes sistemas de produção de grãos do Sul do Brasil. Apresenta tanto potencial econômico quanto agronômico, pois adéqua-se em sistemas de rotação de culturas, como uma alternativa de inverno às espécies poáceas.

No tocante ao controle de plantas daninhas, o Brasil carece de herbicidas registrados para o seu controle. Herbicidas inibidores da ACCase, como setoxidim, são seletivos à cultura e possuem registro para uso no Brasil. Recentemente disponibilizo-se cultivares Clearfield®(CL), tolerantes aos herbicidas inibidores da ALS, como imazamox.

A tecnologia CL facilita o controle de plantas daninhas monocotiledôneas e eudicotiledôneas pelo uso em pós-emergência do herbicida imazamox , o que viabiliza o cultivo em áreas infestadas com nabo ou nabiça (Raphanus raphanistrum L.) e outras plantas daninhas.  

No caso da cultura da canola os sintomas ficam bem evidentes em função do reduzido número de herbicidas seletivos. O conhecimento e a identificação dos sintomas dos herbicidas são fundamentais para a diferenciação  dos mecanismos de ação dos herbicidas, após a  aplicação dos mesmos sobre as culturas.



 

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco