O manejo integrado preconiza o uso combinado de técnicas e conhecimento que considerem as causas do problema plantas daninhas, em vez de somente reagir a ele
após constatada sua ocorrência (BUHLER, 2002). Sistemas de produção menos dependentes de herbicidas podem ser obtidos de duas maneiras: pelo refinamento do método curativo, como, por exemplo, avanços na tecnologia de aplicação, ajustes de doses e de épocas de aplicação e desenvolvimento de herbicidas com baixo impacto ambiental; e, pela adoção do manejo integrado, em que práticas de manejo da cultura e do sistema de produção conduzam à redução no uso de herbicidas (MORTENSEN et al., 2000).
O manejo das lavouras com base no sistema de semeadura direta, cuja grande expansão no Estado do Rio Grande do Sul ocorreu na década de 1990, inseriu práticas de
manejo do solo e de culturas até então pouco utilizadas em lavouras comerciais, as quais causaram impacto sobre a flora daninha.
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.