Upherb logo

Pesquisa

Biblioteca

Estratégias para reduzir a interferência de Lolium Multiflorum na Cultura do Trigo

O cultivo de nabo como cobertura de solo após a colheita do milho, eleva o potencial produtivo do trigo, independente do cultivar.

O manejo integrado preconiza o uso combinado de técnicas e conhecimento que considerem as causas do problema plantas daninhas, em vez de somente reagir a ele
após constatada sua ocorrência (BUHLER, 2002). Sistemas de produção menos dependentes de herbicidas podem ser obtidos de duas maneiras: pelo refinamento do método curativo, como, por exemplo, avanços na tecnologia de aplicação, ajustes de doses e de épocas de aplicação e desenvolvimento de herbicidas com baixo impacto ambiental; e, pela adoção do manejo integrado, em que práticas de manejo da cultura e do sistema de produção conduzam à redução no uso de herbicidas (MORTENSEN et al., 2000).

O manejo das lavouras com base no sistema de semeadura direta, cuja grande expansão no Estado do Rio Grande do Sul ocorreu na década de 1990, inseriu práticas de
manejo do solo e de culturas até então pouco utilizadas em lavouras comerciais, as quais causaram impacto sobre a flora daninha.

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco