Upherb logo

Pesquisa

Biblioteca

Estratégias de Controle para Trapoeraba

Trapoerabas são plantas daninhas do gênero Commelina, sendo as principais Commelina benghalensis, Commelina diffusa, Commelina erecta e Commelina villosa.

São espécies anuais, que podem perenizar como C. benghalensis e C. difusa; ou perenes como C. erecta e C. villosa, com reprodução por sementes e por pedaços de ramos (Kissmann, 1997; Penckowski e Rocha, 2006). Plantas de C. benghalensis toleram o herbicida glifosato devido à absorção diferencial (mais lenta que em outras espécies) e a capacidade de metabolizar parte do herbicida (Monquero et al., 2004).

O controle químico de trapoeraba pode ser ineficaz quando se utiliza apenas uma aplicação de herbicidas, havendo diferenças na sensibilidade ao glifosato e a associação de glifosato com carfentrazone entre C. benghalensis e C. diffusa, sendo a C. diffusa mais tolerante (Ronchi et al., 2002). O objetivo deste estudo foi indicar herbicidas para o controle eficaz de trapoeraba. O trabalho foi conduzido em lavoura comercial localizada em Arroio do Só, no município de Santa Maria, RS. A área apresentava cobertura homogênea de trapoeraba da espécie Commelina diffusa.

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco