Fechar Menu
Upherb logo

Pesquisa

Biblioteca

Estratégias de controle para Capim Amargoso

Nos últimos anos, foram detectados focos de capim amargoso (Digitaria insularis)

Em lavouras de soja no RS, na região do planalto (Ovejero et al., 2017) e na depressão central, nos municípios de Candelária (Figura 1), Cachoeira do Sul e Rio Pardo. Pela similaridade morfológica, o capim amargoso pode ser confundido com a Digitaria swalleniana, espécie encontrada no município de Fortaleza do Valos (Souza et al.,1995) ou com Digitaria sellowii.  O capim amargoso é uma poácea perene, com fotossíntese C4 e com propagação por sementes (de fácil transporte pelo vento) e por rizomas curtos (Kissmann, 1997).

Plantas perenizadas formam touceiras, com muitos afilhos, folhas em diferentes idades e rizomas. O objetivo deste estudo foi indicar estratégias de controle eficazes e rentáveis para o capim amargosona cultura da soja. O experimento foi conduzido em Candelária, RS, em lavoura com capim amargoso (Digitaria insularis, classificação confirmada pelo departamento de botânica da UFSM).

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.