Espécie da família Rubiaceae, provavelmente nativa do Brasil, que ocorre em maior intensidade nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Muito comum em lavouras anuais de verão, como a soja.
O seu ciclo é anual, contudo é mais longo do que as culturas anuais de verão, pelo que interfere na colheita. Em regiões tropicais pode se comportar como planta perene.
Planta herbácea e ereta que pode chegar a 50cm de altura. A partir da base da planta formam-se diversos caules que se ramificam de modo irregular e que atingem 40cm de comprimento. O caule é verde, mas frequentemente se desenvolve uma pigmentação violácea.
Na fase de plântula, o caule se desenvolve de modo que os diversos pares de folhas se apresentam aproximados. A partir das axilas das folhas desenvolvem-se os ramos, sendo a ramificação de uma planta mais intensa a partir de sua base. As folhas de coloração verde-escura ocorrem em pares, de forma oposta, sendo que os pares se cruzam alternadamente. As flores pequenas, terâmeras são de coloração branca ou azulada.
Texto adaptado de Kissmann, K. G. & Groth, D., 2000; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.