A dinâmica do comportamento dos herbicidas no solo esta relacionada, entre outros fatores, aqueles associados ao ambiente e ao herbicida. Esses fatores condicionarão a ocorrência de diferentes processos, como representados na Figura ao lado.
A compreensão das interações herbicida x ambiente e o entendimento dos processos associados, depende do conhecimento de alguns conceitos inerentes às características físico-químicas dos herbicidas, os quais são:
Peso molecular - é o somatório da massa atômica de cada átomo que faz parte da molécula. Expresso em gramas.
Solubilidade em água - característica indicativa da polaridade da molécula. Se refere à quantidade máxima de substância química que se dissolve em água pura. Expressa em ppm.
Volatilidade - é a liberação de um composto na forma de vapor do meio aquoso em que se encontra dissolvido. Indicativo do transporte na fase de vapor para a atmosfera.
Pressão de vapor - é a pressão do vapor de um composto em equilíbrio com sua fase condensada. Correlaciona-se com a volatilidade de um herbicida.
Constante da lei de Henry - é o coeficiente que mede a partição entre água e ar em equilíbrio.
Log de Kow- indicativo da afinidade dos herbicidas por lipídios
pKa - Coeficiente de dissociação ácido base. É o pH no qual 50% das molécula estão na forma associada e 50% estão na forma dissociada.
Kd - coeficiente de adsorção ao solo. Indicativo da constante de adsorção de um herbicida.
Koc - normalização do coeficiente de adsorção ao solo ao teor de matéria orgânica do solo. Coeficiente de ligação do carbono orgânico.
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.