Planta daninha anual herbácea, reproduzida por sementes, nativa da América Tropical, de ampla ocorrência na América do Sul. Ocorre tanto nas áreas agrícolas como em margens de estradas e terrenos abandonados.
O caule é cilíndrico, ramificado, volúvel, de superfície verde nas partes novas, com numerosos pelos curtos.
Suas folhas são longo-pecioladas, de limbo cordiformes, às vezes deltóides, raramente até 5-lobular, de base cordada e ápice agudo ou acuminado, com margens inteiras. São glabras ou com tricomas na região basal e nas nervuras, ou tricomas muito curtos nas margens.
As inflorescências são geralmente em cimos corimbiformes, com 2 a 14 botões florais que se abrem escalonadamente; raramente flores isoladas. Flores com cálice compacto, com 5 sépalas quase iguais, ovaladas. Estames irregulares, com anteras lanceoladas, brancas.
As sementes são as unidades de dispersão, que se liberam quando as cápsulas se abrem. As cápsulas são septigrafas, cônicas ou ovóides. O pericarpo é cartáceo, liso, glabro de coloração castanho-avermelhado, com 4 sementes (2 por lóculo), com deiscência por 4 linhas verticais. O formato da semente pode variar com o número de sementes maduras que ocorrem na cápsula.
Texto adaptado de Kissmann, K. G. e Groth, D, 1999; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.