Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

CORDA-DE-VIOLA

(Ipomoea ramosissima) – Código IPOCZ

Planta daninha anual herbácea, reproduzida por sementes, nativa da América Tropical, de ampla ocorrência na América do Sul. Ocorre tanto nas áreas agrícolas como em margens de estradas e terrenos abandonados.

O caule é cilíndrico, ramificado, volúvel, de superfície verde nas partes novas, com numerosos pelos curtos.

Suas folhas são longo-pecioladas, de limbo cordiformes, às vezes deltóides, raramente até 5-lobular, de base cordada e ápice agudo ou acuminado, com margens inteiras. São glabras ou com tricomas na região basal e nas nervuras, ou tricomas muito curtos nas margens.

As inflorescências são geralmente em cimos corimbiformes, com 2 a 14 botões florais que se abrem escalonadamente; raramente flores isoladas. Flores com cálice compacto, com 5 sépalas quase iguais, ovaladas. Estames irregulares, com anteras lanceoladas, brancas.

As sementes são as unidades de dispersão, que se liberam quando as cápsulas se abrem. As cápsulas são septigrafas, cônicas ou ovóides. O pericarpo é cartáceo, liso, glabro de coloração castanho-avermelhado, com 4 sementes (2 por lóculo), com deiscência por 4 linhas verticais. O formato da semente pode variar com o número de sementes maduras que ocorrem na cápsula.

Texto adaptado de Kissmann, K. G. e Groth, D, 1999; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco