Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

CORDA-DE-VIOLA

(Ipomoea indivisa) – Código IPOIN

Planta anual, reproduzida por sementes. Herbácea, escandente, de ramos volúveis. O caule é ramificado, com ramos volúveis. As folhas são simples, alternas, pecioladas, com limbo ovalado ou ovalado-lanceolado. A base das folhas é cordada ou levemente hastada, de ápice acuminado ou agudo. As suas margens são inteiras ou possuem pequenos lobos angulosos.

Nas flores, o cálice possui cinco sépalas desiguais, com ápice arredondado e corniculado, com uma projeção em forma de dedo. Corola subhipocrateriforme, com tubo cilíndrico de 1,5 a 2,5cm de comprimento, abrindo-se num limbo expandido com 2 a 2,5cm de diâmetro. A coloração da corola é vermelha, com interior do tubo geralmente alaranjado. Anteras brancas, ligeiramente expostas fora da corola.

Os frutos são cápsulas septífragas de globosas a subglobosas, de coloração castanha na maturação, com deiscência por quatro linhas verticais. Internamente aparecem quatro divisões membranáceas delimitando os quatro lóculos, normalmente com uma semente por lóculo.

As sementes são de subglobosas a obovóides, cuneiformes, de contorno obovado, com 3 a 4mm de comprimento. O lado dorsal é fortemente convexo, no qual ocorrem duas áreas longitudinais densamente pubescentes.

 A diferença morfológica mais importante entre I.indivisa e I. coccinea está nas sementes:

Ipomoea indivisa – sementes revestidas por tomento mais ou menos uniforme, de castanho-escuro a preto; margem e duas áreas longitudinais no dorso com longos e densos pelos cobre-translúcidos; faces e carena com irregulares pelos cor de cobre ou amarelo-translúcidos, mais curtos que os pelos das margens e do lado dorsal.

Ipomoea coccinea – sementes revestidas por tomento uniforme, fino, de castanho-escuro a preto e por esparsos pelos curtos e translúcidos.


Texto adaptado de Kissmann, K. G. e Groth, D, 1999; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi

 

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco