Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

CIPÓ-DE-VEADO-DE-INVERNO

(Polygonum convolvulus) – Código POLCO

A plântula possui hipocótilo com 2 a 3,5 cm, frequentemente avermelhado. Folhas cotiledonares pecioladas, elíptico-alongadas e pouco arqueadas. Folhas verdadeiras alternas, pecioladas, ovaladas com lobos basais tendendo ao sagitado, com ápice agudo ou obtuso. As folhas apresentam-se inicialmente com as margens dobradas para baixo. Na base dos pecíolos uma ócrea, pouco perceptível. Toda plântula de superfícies lisas e glabras.

Espécie anual, reproduzida por sementes (núculas), as quais possuem dormência inicial, parcialmente atribuída ao envoltório do pericarpo.

Planta herbácea, com caule inicialmente simples e ereto, ramificando-se despois desde a base. Os ramos estendem-se sobre o solo ou ascendem sobre obstáculos, de forma volúvel tanto dextrogira como levogira. Os ramos podem atingir até 2m de comprimento, sendo finos, pouco angulosos, lisos ou levemente rugosos, com entrenós longos de coloração verde ou com tons avermelhados. Na base de cada entrenó ocorre uma ócrea verde-clara, glabra, formada por estípulas aderentes.

As raízes são fibrosas e pouco profundas. As folhas são simples, alternas, longo- pecioladas. Nas folhas novas o limbo é sagitado, com dois lobos basais acuminados. Nas folhas mais velhas o formato tende mais ao cordiforme; ápice longamente acuminado, inclinando-se ligeiramente para baixo.

A inflorescência é composta por grupos de 4 a 5 racemos axilares e um racemo terminal nos ramos. O florescimento é do tipo indeterminado, com flores ocorrendo quando já se encontram frutos maduros na planta. As flores são pouco perceptíveis.

As unidades de dispersão são as núculas envoltas ou não pelo cálice. A núcula é trígona; de ovalada a largo-ovalada em contorno e subdeltóide em seção transversal. Ápice pontiagudo; base séssil e arredondada; com três faces iguais na largura.

Texto adaptado de Kissmann, K. G. e Groth, D, 1999; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco