Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

CEVADILHA

(Bromus catharticus) – Código BROCA

A plântula possui coleóptilo lanceolado, agudo, glabro. Prefoliação convoluta. Folhas com bainhas estriadas, glabras; lígula membranácea, estreitando para o ápice, esbranquiçada; colar esbranquiçado; lâminas linear-lanceoladas, agudas, com nervuras ligeiramente proeminentes, glabras.

Planta anual ou semi-perene, reproduzida por semente. O florescimento ocorre em qualquer época, sendo que logo após o inverno as flores são casmóganas e no início do verão são cleistógamas, com as respectivas induções influenciadas pelo fotoperíodo. Pode haver florescimento e frutificação com plantas de apenas 10cm de altura, o que favorece a reprodução.

Planta cespitosa com intenso perfilhamento, ereta. Os colmos são cilíndricos, estriados, glabros tanto nos entrenós como nos nós, que são pouco engrossados. Rizomas ausentes. Raízes fasciculadas.

As folhas apresentam bainhas tubulares, fechadas até quase o ápice, estriadas, glabras sendo as inferiores pubescentes. Colares médios a largos, divididos, com os dois lados ascendentes, brancos, visíveis também na face dorsal. Lígulas membranáceas hialinas, estreitando para o ápice que às vezes é partido. Aurículas ausentes. Lâminas planas, acuminadas.

As panículas são abertas, com um ou mais ramos filiformes a partir dos nós do eixo central, que são distanciados. Espiguetas pediceladas. Com o peso das espiguetas os ramos pendem para baixo. Como anomalia podem ocorrer inflorescências reduzidas a uma única espigueta.

As espiguetas têm formato ovalado-lanceolado, muito comprimida lateralmente, com 2-3mm de comprimento, de coloração verde ou violácea, com 6-12 flores de anteras amarelas. Glumas subcoriáceas, carenadas, escabrosas, tendo a primeira 6-12mm de comprimento, com a segunda pouco maior. Lemas fortemente naviculares, comprimidas lateralmente, com dorso fortemente quilhado, aristadas ou não. Páleas similares às lemas, porém pouco menores.

As unidades de dispersão são as cariopses com glumelas aderidas, especialmente a pálea. São elípticas, com cerca de 7mm de comprimento, sulcadas ventralmente e pilosas no ápice.

Texto adaptado de Kissmann, K. G. 1997; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco