O caruru-roxo é uma espécie amplamente distribuída no Brasil, sendo caracterizada como uma planta altamente polimorfa. Diferentes publicações relacionam a existência de variedades dentro dessa espécie. Uma delas é A. hybridus syn. quitensis, de ocorrência em países como Argentina.
É uma planta ereta, com porte variável dependendo das condições ambientais, podendo atingir 20 cm ou até 2,0 m de comprimento. Suas panículas podem ser verdes ou vermelho-purpureas. Caule ereto, cilíndrico, de coloração verde ou avermelhada, com pelos esparsamente dispostos. Seu sistema radicular é pivotante, bem desenvolvido e com coloração avermelhada.
As folhas são simples, alternas, com crescimento em “roseta”. Como característica particular é a presença de pelo na ponta da folha, a exemplo da espécie A. palmeri. Os pecíolos das folhas são maiores que a lâmina foliar
A principal característica que a distingue das demais espécies de Caruru esta associada ao seu florescimento. A. hybridus é considerada uma planta que possui espinhos na sua inflorescência, porém essa espécie possui as estruturas masculinas e femininas na mesma inflorescência. A característica de ser monóica a difere da espécie A. palmeri que é dioica, onde somente a inflorescência feminina tem espinhos.
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.