Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

Caruru-Roxo

(Amaranthus hybridus) – Código AMACH

O caruru-roxo é uma espécie amplamente distribuída no Brasil, sendo caracterizada como uma planta altamente polimorfa. Diferentes publicações relacionam a existência de variedades dentro dessa espécie. Uma delas é A. hybridus syn. quitensis, de ocorrência em países como Argentina.

É uma planta ereta, com porte variável dependendo das condições ambientais, podendo atingir 20 cm ou até 2,0 m de comprimento. Suas panículas podem ser verdes ou vermelho-purpureas. Caule ereto, cilíndrico, de coloração verde ou avermelhada, com pelos esparsamente dispostos. Seu sistema radicular é pivotante, bem desenvolvido e com coloração avermelhada.

As folhas são simples, alternas, com crescimento em “roseta”. Como característica particular é a presença de pelo na ponta da folha, a exemplo da espécie A. palmeri. Os pecíolos das folhas são maiores que a lâmina foliar

A principal característica que a distingue das demais espécies de Caruru esta associada ao seu florescimento. A. hybridus é considerada uma planta que possui espinhos na sua inflorescência, porém essa espécie possui as estruturas masculinas e femininas na mesma inflorescência. A característica de ser monóica a difere da espécie A. palmeri que é dioica, onde somente a inflorescência feminina tem espinhos.

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco