O caruru-gigante é uma espécie amplamente distribuída nos Estados Unidos e, que no ano de 2015 foi relatada a sua ocorrência no Brasil, no estado do Mato Grosso.
É uma espécie que se caracteriza pela elevada capacidade de crescimento e de produção de sementes, o que a torna extremamente agressiva como espécie daninha. O risco potencial é de que essa espécie possa reduzir a produtividade de soja, milho e algodão em até 80%.
As principais características da espécie são: pecíolos das folhas iguais ou maiores que a lâmina foliar; as folhas são arranjadas de forma simétrica no caule que apresenta estrias longitudinais sem pilosidade; flores masculinas e femininas separadas em cada planta e a inflorescência feminina tem aparência espinhosa. Além disso, eventualmente aparecem nas folhas manchas brancas em forma de “V”, e um pequeno pelo no final da nervura central.
Nos Estados Unidos o problema com essa espécie se agravou rapidamente após a constatação de resistência ao glifosato e aos herbicidas inibidores da ALS, do fotossistema II, dos herbicidas inibidores de carotenóides (HPPD) e da tubulina, bem como da existência de resistência múltipla a diferentes mecanismos de ação. Na Argentina a situação é similar à observada nos Estados Unidos.
Texto adaptado de Comunicado Técnico Embrapa 88, 2016; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.