Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

CARDO

(Cirsium vulgare) – Código CIRVU

Planta anual ou bienal, reproduzida por sementes. O desenvolvimento inicial é muito lento, o que a torna pouco competitiva. Em sua fase inicial desenvolve uma roseta de folhas sobre o solo, bem como uma significativa raiz pivotante. A fase reprodutiva é longa, mas completada, a planta sucumbe. Não há reprodução vegetativa, mas uma planta cortada acima do solo tende a rebrotar.

Após formar a roseta de folhas sobre o solo desenvolve-se um caule fibro- lenhoso, de coloração verde, bastante ramificado, com até 2,0m de altura.

As folhas iniciais, na roseta, são mais alongadas, com margens irregularmente lobadas, sendo os lobos terminados por aguçados espinhos. Nas margens dos lobos e na parte dorsal das folhas ocorrem espinhos curtos. Ao longo do caule e ramos ocorrem folhas alternadas, sésseis, com limbo apresentando grandes lobos lanceolados, terminados por um grande espinho rígido e amarelado.

A inflorescência ocorre na parte terminal dos ramos, com uma ou poucas flores compostas. As flores são de coloração rosada ou vermelho-violáceas.

A frutificação ocorre dentro do invólucro e é liberada somente com a sua desintegração. Nesse momento são liberadas as unidades de dispersão, denominadas de aquênios. A dispersão desses aquênios ocorre pelo vento, mas o fato de apresentar um papilho plumoso caidiço diminui a distância atingida pela dispersão. Uma planta de Cardo pode produzir de 1000 a 4000 aquênios, que podem germinar em até 2cm de profundidade.

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco