Espécie gramínea nativa oriunda do sul da Ásia, no Oriente Médio e em áreas banhadas pelo mar Mediterrâneo. No Brasil foi introduzida com sementes de linho, alfafa, girassol e sorgo, provenientes da Argentina. A sua dispersão no Brasil é lenta, porém encontram-se focos em regiões do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Planta perene com reprodução por sementes e a partir de rizomas. O seu extenso sistema rizomatoso garante repovoamento da área após um período de condições adversas. Essa espécie é uma séria competidora, tendendo a dominar o terreno e se sobrepor a outras espécies presentes na área.
As plantas, quando adultas, atingem até 2,5m de altura. Os primeiros colmos se formam em plantas originárias das sementes. Por brotamento de gemas encontradas nos rizomas desenvolvem-se colmos adicionais, originando um clone que pode ser constituído por dezenas de colmos, pelo que se encontram sempre em reboleiras. Em áreas com densa infestação estima-se a ocorrência de 100.000 colmos por hectar.
Os rizomas são cilíndricos, de coloração branca, com manchas avermelhadas, sendo que possuem desenvolvimento lento quando as plantas são novas. Após o aparecimento das panículas o crescimento aéreo dos colmos diminui, iniciando-se o desenvolvimento acelerado dos rizomas.
Texto adaptado de Kissmann, K. G., 1997; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.