Espécie gramínea nativa de regiões tropicais e subtropicais da América, onde é frequentemente encontrada em pastagens, cafezais, pomares e em áreas ruderais como beira de estradas e terrenos baldios. No Brasil, ocorre em grande intensidade no Estado do Paraná e nas regiões Sudeste e Centro Oeste.
Planta perene com reprodução por sementes. Forma touceiras consideráveis a partir de curtos rizomas. Tem grande potencialidade como planta daninha, pois suas sementes, revestidas por muitos pelos, são carregadas pelo vento a grande distância, tendo bom poder germinativo.
A planta, após estabelecida, se torna muito rústica devido à formação de inúmeros rizomas, e com o conjunto destes, a formação de grandes touceiras. Uma vez ocorrido o processo de perenização, esta planta floresce e dissemina sementes com baixos níveis de dormência durante o ano todo. Deste modo, devido à dispersão das sementes pelo vento, os fluxos de emergência desta planta daninha passam a ser dependentes da profundidade em que se encontram as sementes e das condições de umidade do solo.
O seu crescimento inicial lento até 45 dias após a emergência (DAE). Dos 45 aos 105 DAE o seu crescimento é acelerado. Na fase de crescimento exponencial, parte do incremento de massa seca das raízes a partir dos 45 DAE se deve à formação dos rizomas.
Texto adaptado de Kissmann, K. G., 1997; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.