A canola (Brassica napus L. var oleífera) é uma espécie oleaginosa, da família das crucíferas, que ajusta-se aos diferentes sistemas de produção de grãos do Sul do Brasil. Apresenta tanto potencial econômico quanto agronômico, pois adéqua-se em sistemas de rotação de culturas, como uma alternativa de inverno às espécies poáceas.
No tocante ao controle de plantas daninhas, o Brasil carece de herbicidas registrados para o seu controle. Herbicidas inibidores da ACCase, como setoxidim, são seletivos à cultura e possuem registro para uso no Brasil. Recentemente disponibilizo-se cultivares Clearfield®(CL), tolerantes aos herbicidas inibidores da ALS, como imazamox.
A tecnologia CL facilita o controle de plantas daninhas monocotiledôneas e eudicotiledôneas pelo uso em pós-emergência do herbicida imazamox , o que viabiliza o cultivo em áreas infestadas com nabo ou nabiça (Raphanus raphanistrum L.) e outras plantas daninhas.
No caso da cultura da canola os sintomas ficam bem evidentes em função do reduzido número de herbicidas seletivos. O conhecimento e a identificação dos sintomas dos herbicidas são fundamentais para a diferenciação dos mecanismos de ação dos herbicidas, após a aplicação dos mesmos sobre as culturas.
O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:
Copyright © www.upherb.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.upherb.com.br.
É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.